Numerologia
“O número é a essência de todas as coisas.” – Pitágoras
O valor de um número é resultado não só de sua quantidade, mas também de sua qualidade. A essência do simbolismo numérico não se trata de uma classificação inventada. Como todos os símbolos verdadeiros, trata-se de um significado encontrado, reconhecido – mas não criado – pelo consciente. Essa compreensão deve-se, sobretudo, à psicologia profunda, especialmente a C. G. Jung, que conseguiu mostrar que o inconsciente se expressa por meio de imagens e símbolos.
Em nossa cultura o consciente precisa primeiro familiarizar-se com a linguagem simbólica dos números para compreender seu significado de modo cada vez mais profundo.
O significado dos números é especialmente evidente nas 22 cartas dos Arcanos Maiores do Tarô. Os números são uma excelente chave para se chegar ao significado dessas cartas, bem como ao significado dos sonhos, das obras de arte e, certamente também, para a compreensão de algumas sincronicidades que nos surpreendem no cotidiano.
A numerologia é uma forma amplamente difundida de aplicar o conhecimento ao significado dos números no cotidiano. Primeiro calcula-se os números pessoais, que depois são interpretados como traços típicos característicos de uma pessoa. O número mais importante é o número natal, calculado a partir da data do nascimento. Ele é usado como base para o cálculo dos números do caráter, da personalidade e do número anual. Existe também o número pessoal, que é a tradução do nome em números.
Texto baseado no livro “Simbolismo e o Significado dos Números” de Hajo Banzhaf.